NOTÍCIAS

VOCÊ SABIA? CONHEÇA AS REGRAS DE ACESSO AO PROGRAMA TROCA-TROCA DE SEMENTES

O programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Forrageiras, criado no ano de 1988, é um programa do Governo do Estado através da Secretária da Agricultura. As sementes são subsidiadas, compradas em grandes quantidades e depois repassadas aos agricultores, com descontos de 28% para o milho safra e safrinha e 30 % para as sementes forrageiras.

Para a safra 2021/2022 trabalha-se para que haja melhoria do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo. No processo de habilitação das empresas, será qualificado o portfólio de cultivares, apresentando detalhamento técnico dos materiais com informações de aptidão e finalidade de uso de cada cultivar, ciclo, tipo de grão, tipo de biotecnologia empregada na semente, níveis de tolerância a pragas, doenças, dentre outras.

Outro avanço importante é a divulgação do cronograma que será operacionalizado em todas as etapas desta safra do Troca-Troca. Destaca-se a etapa dos pedidos em que os agricultores efetuarão a reserva das sementes, tanto para a safra como para a safrinha, em maio e junho.

 

Podem aderir ao programa:

  • Pecuaristas familiares que atendam os critérios definidos na Lei 13.515/2010;
  • Pescadores que exerçam a atividade pesqueira artesanalmente;
  • Integrantes de comunidades remanescentes de quilombos;
  • Comunidades indígenas;
  • Aquicultores que atendam simultaneamente a todos os requisitos acima e explorem reservatórios hídricos com superfície total de até 2 dois hectares ou ocupem até 500m³ (quinhentos metros cúbicos) de água, quando a exploração se efetivar em tanques-rede;
  • Assentados da reforma agraria;
  • Também poderão obter recursos por meio de financiamento do FEAPER as cooperativas, associações e entidades dos públicos descritos no item1 desta seção, com registro próprio de pessoa jurídica;
  • Cooperativas ou associações de apoio às Escolas Técnico Agrícolas/Agropecuária da Rede Pública Estadual –APM’s / CPMs. _Entidades que operacionalizam o Programa de Forrageiras e o Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e de Sorgo beneficiando agricultores e pecuaristas familiares.

 

Para obter mais informações, procure o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do seu município.