NOTÍCIAS

Weber defende concentração de recursos e menos programas

O presidente da Fetag, Elton Weber, ao fazer uma avaliação do Plano Safra 2013/14, lançado pelo governador Tarso Genro na última quinta, dia 18, em Soledade, considerou o plano importante por conter políticas específicas para o Estado. Na edição deste ano, ele reconheceu avanços em relação ao protetor solar que, a partir de hoje, foi lançado, já que o governador assinou o decreto, por sinal uma luta da Fetag ao lado do deputado Heitor Schuch, autor da lei, que servirá para prevenir e ajudar ao agricultor que fica exposto ao sol.
Em relação aos demais programas, Weber destaca que todos são importantes e a Fetag não é contrária. No entanto, ressalta que tanto os programas como os recursos não deveriam ser tão picotados, mas sim sugere a aplicação mais concentrada dos valores em um número menor de programas, o que poderia ser mais eficiente. O alcance das políticas públicas com o orçamento que o Estado vai disponibilizar com subsídios e implementação, certamente, vai faltar dinheiro, observa.
O dirigente cita como exemplo o Programa Irrigando  a Agricultura Familiar, que tem a previsão de atender mil famílias, o que corresponde a duas por município, o que é muito pouco. Ele insiste que, ao invés de repartir o que já é escasso, se obtém mais recursos ou se concentra os programas para garantir renda, irrigação, estudo e apoio ao jovem para permanecer no campo.
Mais informações: Elton Weber (51) 9325-0040
Assessoria de Imprensa – (51) 9314-5699