NOTÍCIAS

Weber fala sobre Impactos da Falta de Energia na Avisulat 2014

O presidente da Fetag, Elton Weber, será um dos palestrantes da Avisulat 2014, que iniciou hoje (4) no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, e vai até quinta-feira. Weber falará amanhã (5), às 9h15min, sobre Os Impactos da Falta de Energia Elétrica no Campo, enfocando os principais problemas daí decorrentes, como por exemplo a qualidade da energia baixa e com muita oscilação de carga. O dirigente explica que os setores mais afetados o leite, as aves, os suínos, a irrigação, especialmente o arroz e milho. “Não podemos esquecer os prejuízos com a falta de luz e a decorrente morte de aves, de matrizes, a perda de leite por falta de refrigeração, os motores em geral e, especialmente, de irrigação que precisam de manutenção constante ou sequer se consegue instalar”, observa.
A Fetag tem como proposta um PAC para Infraestrutura no Meio Rural, através da continuidade e ampliação dos investimentos de estruturação de redes, especialmente para energia trifásica para o meio rural. Para tanto, se faz necessário aumentar a pesquisa e o incentivo tributário sobre as energias alternativas, como a solar, a eólica, de biomassa e dejetos animais. “Até mesmo por que as barragens em rios causam impactos sociais e ambientais de grande magnitude”, disse Weber.

Programação
A programação da cadeia de suínos foi dividida em dois momentos. Nesta quarta (05) ela estará focada nos produtores, cujos temas têm relação direta com a realidade enfrentada por eles na atualidade. A palestra Doenças Emergentes na Produção de Suínos será ministrada pelo pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Nelson Mores. Em pauta, enfermidades como Diarreia Suína Epidêmica, que vem matando milhões de animais em diversos países e não chegou ao Brasil. Mores vai apresentar um panorama desta e de outras doenças que vêm preocupando produtores ao redor do mundo.
Na quinta (6), Mores volta a falar sobre o tema, desta vez com linguagem mais técnica, direcionada para equipes de veterinários e técnicos das indústrias. A palestra Sucessão e profissionalização na propriedade rural ficará a cargo do Consultor em gestão estratégica da Foco Rural, Flávio Cazarolli e vai sugerir uma reflexão a respeito de planejamento visando à manutenção dos negócios familiares.

Assessoria de Imprensa – 04/11/2014